terça-feira, 21 de abril de 2009

Contactos:

A todos os interessados, que queiram colocar questões ou entrar em contacto conosco, façam-no a partir do email:

jsodemira@hotmail.com

Odemira: Acolhe iniciativa Jornadas da Juventude

Odemira vai estar em rebuliço, entre hoje dia 20 e 26 de Abril, com as Jornadas da Juventude, que este ano se apresentam ainda mais ousadas e dinâmicas sob o tema “Feira Intercultural de Odemira”.


Mostra de actividades e projectos das escolas e entidades com competência em matéria de infância e juventude, colóquios, oficinas temáticas, teatro e cinema compõem o programa, com o grande objectivo de mobilizar a população jovem e divulgar o trabalho feito.
A zona ribeirinha será o centro nevrálgico, mas as actividades decorrerão também no cine-teatro e na Biblioteca Municipal. Logo a abrir, hoje dia 20, será inaugurada a Feira de Projectos e apresentado um documentário sobre as imigrações africanas.
Na terça, dia 21, serão promovidas actividades lúdicas, um colóquio dedicado ao tema Interculturalidade e a projecção do filme “Longe de mim”, do odemirense Nuno Matos.
A Assembleia Municipal Jovem, no dia 22 de Abril, será um dos momentos altos das jornadas, com apresentação e eleição dos projectos pelos alunos, sobre o tema “Cidadania”. A tarde será dedicada ao teatro, com sketch’s e peças sobre o tema da interculturalidade.
Na quinta, 23, haverá as Olimpíadas Empreendedoras (um peddy paper pela vila) e Workshops Empreendedores (na biblioteca).
Na sexta, haverá uma conversa com o escritor Fernando Évora e uma mostra de cinema, com a apresentação de curtas-metragens elaboradas pelos alunos, sobre o tema da interculturalidade.
No domingo de manhã, o programa prevê uma caminhada de sensibilização racial e ambiental.
Vão ser também promovidas oficinas de cozinha caboverdiana, búlgara, alemã e brasileira, no restaurante pedagógico da Fundação Odemira.
Outra proposta é o workshop de construção de instrumentos de capoeira.As Jornadas resultam de uma organização conjunta entre o Município de Odemira e alunos e docentes das escolas EB2,3 de Colos, Odemira, Sabóia e S.Teotónio, Secundária, Profissional e Colégio N. S. da Graça de Vila Nova de Milfontes.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Apresentação de Cadidatura




Foi no passado dia 3 de Abril, que se deu a apresentação pública do canditado pelo Partido Socialista, à Câmara Municipal de Odemira, apresentação esta feita de um modo pouco vulgar, mas bastante inovadora. Hoje passados alguns dias dessa apresentação, posso com toda a segurança dizer que foi um sussesso, e comprovou que a dúvida de alguns, apenas consolida a certeza de outros. Foram vários os meios de comunicação regionais, e até nacionais, entre eles a noticia publicada pelo DN on-line, que deram destaque não só da candidatura, mas também quanto à forma e aos meios.


Para mais informações consulte:

Apresentação de Candidatura Autarquica dia 3 de Abril

O Partido Socialista irá apresentar o seu candidato à Câmara Municipal de Odemira no próximo dia 03 de Abril.Este será o inicio de uma campanha que se quer participada, activa e aglutinadora.Será também o corolário de um trabalho que vem sendo desenvolvido à longos meses e que teve o seu inicio com a escolha das Premissas Base da Candidatura.Seguiu-se a discussão e aprovação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Concelhio, o qual terá uma aplicação prática que vai para além da base temporal do próximo mandato.Encontra-se também concluído todo o Plano de Acção Autárquicas 2009 a desenvolver ao longo de toda a campanha e que no dia 03 de Abril será iniciado com o anúncio da candidatura suportado em meios inovadores de que daremos conta em breve.

Outras Noticias recentes em www.ps-odemira.com:

Festas do 25 de Abril



Conselhos Municipais da Juventude
Numa democracia participada como a nossa, a intervenção dos jovens na actividade cívica é indespensável. É hoje inquestionável o caracter transversal das politicas ligadas à juventude, assim como são igualmente inegáveis as vantagens para as instituições públicas em estabelecerem um diálogo permanente com os cidadãos e cidadãs jovens, fomentando o mecanismos de democracia participativa e aberta a todos.Ao longo dos anos muitos municipios porugueses tomaram a iniciativa de criar conselhos consultivos para audição e representação da juventude local, tendo estes casos revelado um balanço bastante positivo, permtindo identificar problemas, que por vezes passam desapercebidos pelos decisores.Neste sentido a JS, apresentou um projecto-lei que estabeleceria um regime legal (para a criação de conselhos municipais da juventude em todos os municipios do país)comum a todo os conselhos de juventude, tendo esta lei entrado em vigor no inicio deste ano.Palavras do presidente da JS aquando da aprovação do prjecto de lei, na Assembleia da República."É um passo importantíssimo para o reforço da participação política de todos os jovens, força os jovens a participarem na política", disse o líder da JS, Duarte Cordeiro, em declarações à Lusa.De acordo com Duarte Cordeiro, terão assento nos Conselhos Municipais de Juventude as associações juvenis, associações de estudantes, bem como as juventudes partidárias.Ora se muitas vezes nos sentimos arredados da participação politica, quer seja responsabilidade do nosso próprio afastamento e renitência, quer seja devido ao dificil acesso por vezes dificultado pelo poder de decisão, temos aqui uma oportunidade que não devemos perder.
Do ponto de vista da orgânica, deverão ter composição mista, integrada por:
Presidente da Câmara Municipal,
membro da Assembleia Municipal de cada partido (ou grupo de cidadãos representados na mesma);
Representante do municipio no Conselho Regional de Juventude;
1 representante de cada associação juvenil com sede no Conselho;
1 representante de cada associação de estudantes e ensino básico, secundário e superior, com sede no Municipio;
1 representante de cada Federação de estudantes (com limitações geográficas e relativas ao número de associados);
1 representante de cada organização de juventude partidária com representação nos orgãos do Municipio ou na Assembleia da Republica;-
1 representante de cada Associação Jovem e equiparadas a associações juvenis (nos termos legais) de âmbito Nacional.

Concurso de Fotografia






O PES lança um concurso de fotografia subordinado ao tema do impacto da União Europeia no dia-a-dia de todos os cerca de 500 milhões de cidadãos que constituem a Europa de hoje.Sê criativo e não deixes de participar!

Mais informações consulta:

XII Convenção Distrital do Baixo Alentejo


Domingo, 15 de Março de 2009


XII Convenção Distrital do Baixo Alentejo
Duarte Cordeiro esteve presente na XII Convenção Distrital do Baixo alentejo no passado dia 7 de Março. Nesta convenção foram eleitos os órgãos federativos do Baixo Alentejo. Rui Faustino, da concelhia de Aljustrel, foi eleito Presidente da Federação e João Rolha, Presidente de Mesa da Comissão Politica Federativa.No passado fim-de-semana, decorreu a XII Convenção do Baixo Alentejo onde foram eleitos os órgãos federativos para os próximos 2 anos. Para além de Rui Faustino e João Rolha, ainda foi eleita a camarada Marisa Gonçalves para Presidente da Comissão Federativa de Jurisdição.Rui Faustino sublinhou a importância de incluir a implementação de medidas ambientais e a constituição dos conselhos municipais de juventude nos programas eleitorais que o PS deve apresentar às câmaras do Baixo Alentejo.

Vê mais em:
http://www.tvalentejo.tv/?view=2009030912594377
http://www.radiopax.com/noticias.php?id=5337&pageNum_noticias=0&d=noticias&c=1
http://www.radiocastrense.net/?go=noticias
Publicada por jovem em 14:33 0 comentários
Subscrever: Mensagens (Atom)