segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conselho Municipal da Juventude Aprovado


Foi no passado dia 26 de Novembro em reunião extraordinária da Assembleia Municipal, que foi aprovado por unanimidade o regulamento que visa a criação do Conselho Municiapal da Juventude do Concelho de Odemira, conselho este que resulta de uma proposta de lei apresentada na Assembleia da República em 2007, pela Juventude Socialista.


Os CMJ são um orgão consultivo, composto por representantes das mais diversas forças vivas da comunidade, nomeadamente a Câmara Municipal, Assembleia Municipal, as Juntas de Freguesia, as Associações de Estudantes, as organizações Partidárias Jovens, Políticas, Profissionais, Artísticas, Sociais, Cívicas e Relegiosas, assim como Colectividades Culturais, Desportivas e Recreativas.


O principal objectivo dos CMJ é envolver os agentes dinâmicos da juventude presentes no concelho e fazê-las tomar parte activa na definição e na prossecussão da politica de juventude no Concelho.


Os CMJ em geral podem e devem assumir um papel activo e decisivo na defesa dos projectos e que os jovens têm para os seus movimentos associativos e partidários, para as suas terras, freguesias, municípios e para o seu país. Deverão ser por exelência, fóruns de debate, orgãos de apoio, de informação e consulta, junto das Câmaras Municipais, onde estarão representadas as ornanizações juvenis de cada municipio e de onde poderão partir acções que visem a resolução dos problemas locais.


Estão então criadas as condições necessárias para que haja um espaço aberto de discussão, de liberdade e de afirmação, onde os jovens do nosso concelho possam afirmar a sua responsabilidade, capacidade interventiva e construtiva, participando assim directamente na construção de um futuro, futuro esse que por natureza aos jovens pertence.