quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VISITA A SABÓIA

Com a recente criação do Conselho Municipal da Juventude de Odemira, a Juventude Socialista como parte integrante do mesmo, tem a responsabilidade e o dever de defender políticas que correspondam aos interesses e expectativas dos jovens e da população em geral, junto dos Órgãos que comandam os destinos do Concelho de Odemira.
Nessa medida, com intuito de aprofundar conhecimentos e identificar problemas, a JS Odemira, iniciou um ciclo de visitas pelas diversas freguesias deste concelho, começando por Sabóia, no passado dia 19 de Fevereiro.
O grupo de jovens começou por visitar a sede de freguesia, Sabóia, passando pelos símbolos que outrora tiveram uma enorme importância no desenvolvimento socioeconómico desta freguesia do interior do concelho de Odemira, nomeadamente a Fábrica de Moagem e a de Cortiça. Apesar de não visitada, não podemos deixar de lembrar a extinta fábrica do tijolo, que em tempos empregou boa parte da população local. Esta visita foi guiada por dois jovens de Sabóia, associados da JS, que a par da visita, foram identificando problemas que actualmente afligem a sua freguesia e q ue gostariam de ver solucionados.
Entre conversas, notou-se que uma das maiores preocupações passa por travar o decréscimo populacional que se verifica, outro desafio é encontrar solução para o despovoamento do espaço rural, e para o crescente envelhecimento da população, ao mesmo tempo que a falta de emprego faz com que os mais jovens partam para outras terras em busca de melhores condições de vida. Outro tema já recorrente, prende-se com o facto do comboio Inter-Cidades não parar na estação de Sabóia/Santa-Clara. É incompreensível que Odemira tenha 4 estações de caminho de ferro, e em nenhuma delas pare o comboio Inter-cidades.
Ao longo da caminhada pelas ruas de Sabóia foram entretanto surgindo motivos de conversa como a crescente degradação e abandono do núcleo urbano, os poucos espaços verdes que oferece, ou a falta de um pequeno parque industrial, assim como a deficiente oferta de transportes colectivos, entre outros.
Entre as pessoas abordadas nas ruas, verificou-se que a maior preocupação de momento centra-se na possível redução das consultas médicas na extensão de saúde local. A verificar-se esta situação se três dias de atendimento, por vezes, eram insuficientes, tal redução agravará ainda mais a já difícil situação.
Durante uma breve visita à Estação de Sabóia/Santa-Clara, foi possível verificar a diferença de políticas entre o Município de Odemira e a empresa Estradas de Portugal. Nota-se claramente o esforço do Município em manter as estradas municipais em boas condições, o que não se verifica relativamente à EP, é de referir o péssimo estado em que se encontra a EN 266.
Após o almoço realizou-se uma reunião de balanço que contou com a presença do vice-presidente da junta de freguesia de Sabóia, na qual foram abordados os problemas identificados, tentando-se, por outro lado, encontrar estratégias e indicar direcções para contrariar a actual situação. É fundamental incentivar a fixação de pessoas na freguesia e evitar a fuga dos jovens que ainda a habitam. Essas políticas poderão passar por trabalhar incentivos à habitação, criação de empregos, entre outras. É necessário que a população activa de Sabóia e em especial os jovens, saibam entender o ambiente que os envolve e sejam capazes de promover e melhorar os seus próprios negócios, criar pequenas e microempresas, em áreas como o apoio domiciliário a idosos, o aproveitamento de recursos naturais, tais como a produção de mel, medronho e lacticínios, floresta, pecuária, entre outros.
Queremos ainda saudar a forma hospitaleira como fomos recebidos, um bem-haja a Sabóia.

Sem comentários:

Enviar um comentário