quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VISITA A SABÓIA

Com a recente criação do Conselho Municipal da Juventude de Odemira, a Juventude Socialista como parte integrante do mesmo, tem a responsabilidade e o dever de defender políticas que correspondam aos interesses e expectativas dos jovens e da população em geral, junto dos Órgãos que comandam os destinos do Concelho de Odemira.
Nessa medida, com intuito de aprofundar conhecimentos e identificar problemas, a JS Odemira, iniciou um ciclo de visitas pelas diversas freguesias deste concelho, começando por Sabóia, no passado dia 19 de Fevereiro.
O grupo de jovens começou por visitar a sede de freguesia, Sabóia, passando pelos símbolos que outrora tiveram uma enorme importância no desenvolvimento socioeconómico desta freguesia do interior do concelho de Odemira, nomeadamente a Fábrica de Moagem e a de Cortiça. Apesar de não visitada, não podemos deixar de lembrar a extinta fábrica do tijolo, que em tempos empregou boa parte da população local. Esta visita foi guiada por dois jovens de Sabóia, associados da JS, que a par da visita, foram identificando problemas que actualmente afligem a sua freguesia e q ue gostariam de ver solucionados.
Entre conversas, notou-se que uma das maiores preocupações passa por travar o decréscimo populacional que se verifica, outro desafio é encontrar solução para o despovoamento do espaço rural, e para o crescente envelhecimento da população, ao mesmo tempo que a falta de emprego faz com que os mais jovens partam para outras terras em busca de melhores condições de vida. Outro tema já recorrente, prende-se com o facto do comboio Inter-Cidades não parar na estação de Sabóia/Santa-Clara. É incompreensível que Odemira tenha 4 estações de caminho de ferro, e em nenhuma delas pare o comboio Inter-cidades.
Ao longo da caminhada pelas ruas de Sabóia foram entretanto surgindo motivos de conversa como a crescente degradação e abandono do núcleo urbano, os poucos espaços verdes que oferece, ou a falta de um pequeno parque industrial, assim como a deficiente oferta de transportes colectivos, entre outros.
Entre as pessoas abordadas nas ruas, verificou-se que a maior preocupação de momento centra-se na possível redução das consultas médicas na extensão de saúde local. A verificar-se esta situação se três dias de atendimento, por vezes, eram insuficientes, tal redução agravará ainda mais a já difícil situação.
Durante uma breve visita à Estação de Sabóia/Santa-Clara, foi possível verificar a diferença de políticas entre o Município de Odemira e a empresa Estradas de Portugal. Nota-se claramente o esforço do Município em manter as estradas municipais em boas condições, o que não se verifica relativamente à EP, é de referir o péssimo estado em que se encontra a EN 266.
Após o almoço realizou-se uma reunião de balanço que contou com a presença do vice-presidente da junta de freguesia de Sabóia, na qual foram abordados os problemas identificados, tentando-se, por outro lado, encontrar estratégias e indicar direcções para contrariar a actual situação. É fundamental incentivar a fixação de pessoas na freguesia e evitar a fuga dos jovens que ainda a habitam. Essas políticas poderão passar por trabalhar incentivos à habitação, criação de empregos, entre outras. É necessário que a população activa de Sabóia e em especial os jovens, saibam entender o ambiente que os envolve e sejam capazes de promover e melhorar os seus próprios negócios, criar pequenas e microempresas, em áreas como o apoio domiciliário a idosos, o aproveitamento de recursos naturais, tais como a produção de mel, medronho e lacticínios, floresta, pecuária, entre outros.
Queremos ainda saudar a forma hospitaleira como fomos recebidos, um bem-haja a Sabóia.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

JS ODEMIRA INICIA JORNADAS DE TRABALHO PELO CONCELHO













JS Odemira inicia Jornadas de Trabalho pelo Concelho de Odemira

Dando cumprimento ao Plano de Actividades da Juventude Socialista de Odemira para 2011, inicia-se este sábado em Sabóia um ciclio de visitas de trabalho às diferentes freguesias do Concelho de Odemira, cuja a finalidade passa por aprofundar o conhecimento dos problemas que afligem as populações locais.
Estas visitas pretendem chamar os jovens para o debate, provocando o confronto de ideias afim de canalizar os seus contributos para a construção de um concelho melhor. Pretende-se igualmente produzir um relatório das visitas efectuadas e dos problemas levantados, que será enviado às diferentes entidades com capacidade para os solucionar.
Esta jornada contará com a presença de representantes da JS Odemira, da Junta de Freguesia de Sabóia, e de jovens da freguesia.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Aprovado Plano de Ordenamento do Parque Natural"


Foi na passada sexta feira, dia 28 de Janeiro, que os autarcas de Odemira, Aljezur, Vila do Bispo e Sines, em conferência de imprensa realizada em Aljezur, exigiram a revogação da resolução aprovada na última quinta-feira em Conselho de Ministros e as demissões do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa e da direcção do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. O principal motivo desta tomada de posição reporta-se à aprovação do plano de ordenamento do PNSACV, cuja versão final não foi disponibilizada às autarquias envolvidas no processo de revisão do documento, conforme acordado, " ...o que revela um completo desrespeito e falta de seriedade por todos quantos participaram na discussão pública do documento, e fuga ao diálogo para o qual os municipios sempres estiveram disponiveis"...